quarta-feira, 25 de maio de 2016

As Imagens Antigas de Tom & Jerry no SBT



Como vocês podem perceber, eu posto várias imagens antigas dos curtas clássicos do Tom & Jerry. O objetivo é mostrar a história de sua exibição no Brasil, onde é exibido pelo canal SBT, e sua história nos canais ao redor do mundo.


Bom, em primeiro lugar, esses curtas não foram lançados com essa imagem desbotada e velha em tons avermelhados. Não. Os curtas da década de 10 a 70 foram lançadas no cinema, em uma imagem de alta resolução e cores vivas. Quando os curtas chegaram em cores na década de 30, vê os curtas era algo mais especial. Infelizmente, não há nenhum meio de se obter esses curtas com a imagem do seu lançamento original atualmente, isso devido ao fato de que elas se perderam.


A televisão surgiu, e os estúdios de animação queriam levar suas estrelas a televisão, onde acreditavam que os personagens seriam duráveis. E essa crença deu certo, pois desenhos antiquíssimos como Scooby-Doo, Pernalonga e o próprio Tom & Jerry existem até hoje.


Não tinha como colocar a imagem do cinema na TV, então os estúdios contrataram pequenas empresas para ajudar na distribuição dos desenhos e na coloração. Essa coloração estão as famosas cópias desbotadas e antigas. Gaguinho, tem cópias em bege claro. Nos Looney Tunes há uma variação de cores, ou tem curtas onde a imagem é muito escura. Tom & Jerry, tem as imagens avermelhadas.

As cópias dessas imagens são do The Tom and Jerry Show de 1965. Atualmente, elas só são exibidas em alguns países. Nos EUA e Reino Unido, essas cópias não são mais transmitidas. Em meados dos anos 90 elas foram transmitidas com uma imagem melhor no Cartoon Network. Por volta de 2002/2003/2004, houve uma remasterização, com uma identidade que faz com que se pareça com os curtas exibidos no cinema. Ela é exibida até hoje.


O Brasil exibe as cópias até hoje, pelo SBT. Não se sabe se o Silvio Santos já pegou as cópias já no ano da inauguração (1981), mas é muito provável que sim, já que ela está em estado intacto. Vi uma chamada de 1989, e sim, temos as cópias antigas. Então nos anos 80 já havia, pelo menos no final.

O SBT as exibe sempre que pode, sempre com surpresa, afinal o canal é conhecido no país como aquele que a gente pode esperar de tudo, especialmente em mudança de programação!

Após os pedidos dos fãs, das quais eu participei, Tom & Jerry voltou a ser transmitido no início de 2015 e parou de ser exibido em fevereiro de 2016. A qualquer momento, eles vão transmitir, podem crer.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário