domingo, 18 de setembro de 2016

Portela (2002-2003)




Portela foi uma telenovela exibida entre 02 de março de 2002 e 13 de fevereiro de 2003. Foi a novela de maior audiência de todos os tempos da emissora, conquistou 46 pontos de média.

Foi um mágico e esplendoroso sucesso. Foi uma trama para chorar. A trama aos poucos conquistou o público até atingir mais de 50 pontos várias vezes entre agosto de 2002 e fevereiro de 2003. 

A trama falava de uma professora... O nome dela, Helena. Helena sempre foi uma mulher bondosa e grata a tudo. Sempre dava aulas num colégio de madres e freiras, um lugar religioso, bonito e sofisticado, um grande palacete. Até que um dia, a madre superior, sua amiga, a chama e fala para Helena não dar mais aulas lá. Helena, apreensiva, fica triste, mas segue firme.

Semanas depois, ela recebe uma proposta de um novo trabalho, ela dará aulas numa região pobre de São Paulo, na periferia. Todos os alunos fazem muita confusão, mas Helena chega e todos ficam quietos...

Ao longo dos mais de 11 meses de exibição, a novela mostrou uma relação de amor e sacrifício de Helena com seus jovens alunos. Todos eles, com uma característica única e importante. Especialmente com Simone, uma menina negra que tem problemas na família e com Danton, com quem tem quase uma relação de mãe, e o declara que ele é um ser muito especial. Mas no capítulo de 31 de maio, Helena andando sozinha pelas ruas vazias do bairro pobre, sofre um assalto e quase é atirada, quando Danton a salva e leva um tiro e morre. 

Houve muitas coisas, em agosto a briga de Helena com uma mãe grosseira. A festa cheia de gente com más intenções em que Helena não conhecia. O desfile de Natal em dezembro de 2002. E o desfile dos alunos em 2003.

Considero esta, a melhor novela da Positivo. Foi reprisada em 2011. E queria muito que fosse reprisada novamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário